About Me

Moatan Pinhal
Ver meu perfil completo

Seguidores

O que é Compostagem ?


A Compostagem é o processo controlado da decomposição da matéria orgânica, transformando o  lixo orgânico em um rico adubo, denominado composto!

O processo consiste em controlar fatores como umidade, temperatura, oxigênio e matéria orgânica, e deixar com que a natureza faça o resto!

Na natureza inúmeros microorganismos participam da decomposição, como bactérias, fungos e actinomicetos, e estes são responsáveis pela maioria da decomposição que ocorre em uma compostagem.
São considerados decompositores químicos, porque elas mudam a química dos resíduos orgânicos.

Os decompositores maiores, ou macroorganismos, incluem ácaros, centopéias, “tatuzinhos”, caracóis, “piolho de cobra”, colêmbolos, aranhas, lesmas, besouros, formigas, moscas, nematóides, platelmintos, rotíferos, e minhocas. Eles são considerados decompositores físicos, porque podem moer, morder, sugar, rasgar, mastigar os materiais em pedaços menores.

A técnica de Compostagem permite acelerar o ciclo natural de decomposição, pois procura deixar sempre um ambiente ótimo para que os microorganismos trabalhem mais rápido!


Este processo é muito simples e lhe da oportunidade de entrar em contato com a natureza.

Pois alem de praticar um processo tão antigo que é a reciclagem da matéria orgânica você terá um adubo de excelente qualidade para plantar o que você quiser, deixando sua vida mais verde!

Outra vantagens são:

 Reciclando este material, você já esta separando seu lixo, facilitando o trabalho para recicladores de rua ou o programa de coleta seletiva !

Cerca de 60% do nosso lixo é composto de resíduos orgânicos, ao compostar este material você aumenta a vida útil dos aterros e lixões!